sábado, 13 de março de 2010

Curiosidades musicais


• Investigadores da universidade de Liverpool, acabam de confirmar que as estrelas do rock morrem mais cedo do que o comum dos mortais. No estudo centrado em 1050 estrelas da música norte-americana e britânica, os investigadores chegaram à conclusão que as vedetas têm duas vezes mais probabilidades de morrer antes do resto da população. Já no que diz respeito às causas da morte, a droga e o álcool são responsáveis por uma em cada quatro, seja directa ou indirectamente. Elvis Presley morreu por overdose de drogas e Jim Morrison de ataque cardíaco em virtude de muitos anos de excessos. Kurt Cobain suicidou-se aos 27 anos após anos de luta contra a droga.


•O número 13 era bastante comum na vida de Wagner. Nasceu em 1813 (1+8+1+3=13). Compôs 13 óperas, tendo a primeira delas estreado no dia 13/09/1837. Terminou a Tännhauser em 13/04/1860. A mesma foi executada pela primeira vez em 13/10/1861, mas não fez sucesso. Em 13/05/1865, no entanto, despertou a atenção do público. Wagner morreu no dia 13/12/1883, em Veneza.


• Pensa-se que o violino teria como antepassado a viola-de-braço (instrumento da Idade Média com 7 cordas com uma forma idêntica há do violino). Os primeiros violinos apareceram por volta de 1550. Mas foi entre 1700 e 1720 que, o fabricante de violinos italiano, Antonio Stradivari (chamado Stradivarius) confere ao violino a sua forma definitiva. Ainda hoje, devido à excelente qualidade acústica destes violinos, os violinos são construídos de acordo com este modelo


• Os psicólogos da Universidade Caledonian, na Escócia, divulgaram no dia 30 de Março de 2005 que ouvir a música favorita pode aliviar a dor. Os médicos chegaram a esta conclusão depois de realizar uma pesquisa com grupo de convalescente de pequenas cirurgias. Eles foram convidados a colocar a mão numa bacia com água gelada pelo maior tempo possível. Os que ouviam a sua canção favorita conseguiam suportar o frio por um tempo cinco vezes maior que os que estavam em silêncio.


• A música “As Slow As Possible” (Tão Lento Quanto Possível), composta por John Cage, falecido em 1992, é a música mais longa, e que ninguém poderá ouvi-la toda. Ela foi escrita para durar 639 anos. Só as três primeiras notas musicais levaram um ano e meio para serem executadas. A música vem sendo executada por um órgão na Alemanha.

• Orquestra austríaca faz música com vegetais. Antes de cada apresentação, os músicos da "Primeira Orquestra Vienense de Legumes" vão à procura de matéria-prima para os seus concertos: legumes e verduras, a partir dos quais eles constroem os seus instrumentos.
A orquestra só toca com instrumentos vegetais e usa, por exemplo, castanholas de beringela, flautas de cenoura ou instrumentos de percussão recheados de feijão. Há até um com nome próprio: "pepinofone", que consiste num pepino perfurado com uma embocadura de cenoura e um pimentão oco na extremidade.
Artefactos de cozinha como um liquidificador e um ralador de queijo também são usados durante o espectáculo.
O grupo de onze artistas toca música a sério: desde compositores clássicos como Igor Stravinski até melodias modernas do grupo de rock electrónico

• Vários estudos concluíram que ouvir música barroca enquanto se estuda Ciências ou Matemática ajuda a ter mais concentração e a tirar melhores resultados nestas disciplinas.

• Outra investigação indica que ouvir música de Mozart antes do estudo de Matemática ajuda verdadeiramente, visto que a música deste compositor é alogarotimica (as harmonias apresentam problemas matemáticos que são resolvidos num determinado número de passos) isso estimula as funções cerebrais usadas na Matemática.

Sem comentários:

Enviar um comentário