quinta-feira, 29 de abril de 2010

Compositor Nobuo Uematsu

Para quem está fora da cultura Japonesa e principalmente da dos jogos de vídeo, este nome pode parecer um pouco estranho. Nobuo Uematsu é um dos grandes compositores de músicas de jogos de vídeo imortalizado principalmente pelas suas obras na saga Final Fantasy. Aqui apresentamos uma pequena biografia deste grande compositor.




Nobuo Uematsu nasceu a 21 de Março de 1959, na cidade de Kouchi (Japão) e é um dos mais famosos e respeitados compositores de músicas de video jogos (conhecido especialmente pelas séries Final Fantasy). Pode-se dizer que Uematsu ensinou-se a ele mesmo no que consta a aptidões musicais, aprendendo piano com a idade de 12 anos, tendo como influência Elton John.

Depois de terminar o ensino Secundário, Nobuo graduou-se na Universidade de Kanagwa, num curso que não tinha relação nenhuma com música. Foi aos 22 anos que Nobuo se juntou a muitas bandas amadoras como teclista, e descobriu aí que preferia escrever música a tocá-la, por isso decidiu optar por uma carreira como compositor, e enviar vários excertos das suas músicas a diversas companhias. Uma delas contratou-o para escrever músicais para a rádio.

Em 1985, um dos amigos de Nobuo que trabalhava numa companhia de video jogos chamada Squaresoft (mais tarde Square Enix), perguntou a Nobuo se estava interessado em escrever músicas para videojogos.

Este aceitou e aí inicou a sua famosa carreira. O primeiro jogo a empregar a sua música foi Genesis (1985). Entre 1986 e 1987, criou música para diversos jogos que não obtiveram nenhum sucesso, o que fez com que a empresa onde trabalhava entrasse em declínio. Em 1987, como um último esforço para melhorar o estado económico da Square Soft, Nobuo compôs para o jogo Final Fantasy. Este acabou por ter tanto sucesso que salvou a empresa da falência.
Continuou a compôr para as futuras sagas Final Fantasy e para outros jogos.

Em 2002, dois colegas de Nobuo, Kenichiro Fukui eTsuyoshi Sekito (ambos compositores), perguntaram-lhe se estava interessado em formar uma banda de Rock com o objectivo de interpretar e expandir as composições deste. Inicialmente, Nobuo rejeitou a proposta pois andava muito ocupado com o seu trabalho, mas após uma actuação ao vivo como teclista com Fukui e Sekito, Nobuo decidiu formar a banda que viria a chamar-se The Black Mages.

Em 2004 Nobuo deixa a Square Enix e cria a sua própria companhia chamada Smile Please. A razão da saída deve-se ao facto de a companhia ter mudado o seu escritório, não sendo favorável a Nobuo a nova localização. Apesar disso, Nobuo contínua a compôr para a companhia como um freelancer.

Influências

As composições de Nobuo Uematsu têm influências de vários estilos, partindo de sinfonias clássicas até peças de Heavy Metal , New age e também electrónica.
Nobuo é grande fã também de música Celta e Irlandesa (algumas das suas obras têm elementos destes estilos musicais).
As suas músicas adaptam-se de forma incrível às cenas onde são aplicadas nos vários jogos, indo desde tons obscuros e dramáticos até algo mais animado e energético.

Quanto a nível de artistas, Nobuo é influenciado por músicos do Reino Unido e Estados Unidos. Em pequeno a sua maior influência musical foi Elton John, mas à medida que foi crescendo incluiu a este bandas e artistas como os Beatles, Emerson, Lake & Palmer, Simon & Garfunkel, Pink Floyd, King Crimson e algumas bandas de Rock progressivo. A nível clássico a sua maior inspiração foi Pyotr Ilyich Tchaikovsky.


E para aqueles que não acreditam na música nos jogos de vídeo, aqui estão alguns exemplos das grandes obras deste senhor:

To Zanarkland (Final Fantasy X):

Liberi Fatali (Final Fantasy VIII):



Those who Fight (Final Fantasy X):

One Winged Angel (Final Fantasy VII Advent Children) (Performance feita pela Eminence Symphony):

Lost Odyssey battle theme (Lost Odyssey):

E agora uma actuação fantástica da banda Black Mages com orquestra da obra One Winged Angel:









Sem comentários:

Enviar um comentário